HOME      BREVE RELATO      ATIVIDADES      DOUTRINA ESPÍRITA      CONTATO      COMO CHEGAR     
   História da Casa
   Mentores
   Palestras
   Agenda e Eventos
   Indicação de Links
   Como Ajudar
   Biblioteca
   Fotos e Vídeos
   

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA CRISTÃO BEZERRA DE MENEZES
 
      O fundador Antônio Rodrigues da Costa, nasceu em Portugal, na cidade de Aveiro, no dia 27 de dezembro de 1910, vindo para o Brasil, sozinho, aos 17 anos.

Chegando ao Rio de Janeiro, adquiriu um pequeno restaurante para começar a trabalhar, dormindo em um quarto de pensão, compartilhado com outro rapaz.

Um dia adoeceu, passando muito mal e o companheiro de quarto levou-o, com sua permissão, ao Centro Espírita Paulo de Tarso, sendo aconselhado por um Irmão Espiritual, a desenvolver sua mediunidade, o que ajudaria a melhorar sua situação.

Seguiu o conselho recebido com determinação e começou então, o seu envolvimento amoroso com a Doutrina Espírita.

Veio para Belo Horizonte depois de algum tempo, para cuidar do seu irmão, que aqui se encontrava em tratamento, com problemas pulmonares. Cuidou do enfermo e quando ele se recuperou, resolveu ficar em Belo Horizonte.

Estabeleceu-se como comerciante (restaurante), passando a freqüentar o Centro Espírita Oriente, trabalhando em prol dos irmãos em dificuldades, ajudando na época, na fundação da Casa André Luiz (Rua Rio Pardo, 120 – Santa Efigênia). Assistindo a uma reunião no Centro Espírita Tiago Maior, escutou do Irmão Espiritual Pierre, a tarefa que lhe cabia realizar: “construir uma casa de caridade, para os dois planos (material e espiritual) e que o tempo urgia”.

Consciente de seus compromissos com o Mais Alto, Sr. Antônio Rodrigues da Costa providenciou a aquisição do imóvel pertencente ao antigo Asilo Paulo de Tarso, localizado na Rua Madalena, 689, no bairro Santo André, aqui na Capital. Começou com uma creche pequena, um salão para as reuniões doutrinárias, já com o nome de Bezerra de Menezes, uma sala de costura (tarefa em favor dos irmãos encarnados carentes), coordenada durante anos pela sua companheira Jandyra Ferreira da Costa, até o seu desencarne em 18/12/2002 e uma sala de cura, onde a médium Dona Alfa trabalhava com o Irmão Espiritual Francisco Menezes Dias da Cruz, mais conhecido como Dr. Dias da Cruz, ainda hoje, presença amorosa na Casa de Bezerra. Porém, Sr. Antônio Rodrigues desejava que o Centro Espírita se estabelecesse mais perto do bairro Santa Efigênia, perto de sua residência, onde ele e a companheira D.Jandyra, teriam melhores condições de assistência à Entidade, já que ainda trabalhava em seu comércio.

Com coragem, determinação e boa vontade, conseguiu adquirir o imóvel da Rua Frutal, 21 – Santa Efigênia (esquina com Rua Maracanã), para então implantar a Creche “Lar Espírita Cristão” e a sala de costura, continuando a contar com o trabalho de boa vontade das irmãs voluntárias.

Mas ele sentia ser necessário um local, onde o Centro Espírita pudesse funcionar definitivamente, local esse que contasse com uma melhor vibração. A procura começou e ajudado de perto pela companheira Jandyra e o pelo médium José Guilherme; visitaram muitos locais, sem êxito.

Ao chegarem na Rua Maria Felipe de Araújo, 75, o médium afirmou ser o local ideal e o terreno foi adquirido. O trabalho incessante para a construção do Centro Espírita tomou vulto sob a liderança do Sr. Antônio Rodrigues que, incansável em seus bons propósitos, contou com a colaboração fraterna dos companheiros de ideal: Aparecido Ferreira de Aquino, Jacy Martins Chaves e Mário de Castro. Estes começaram a angariar fundos, com listas nas mãos, viajando a várias cidades da região metropolitana, além de recrutarem operários, adquirem materiais de construção necessários ao andamento dos trabalhos e a devida inspeção da obra, que já despontava, aos poucos.

Os colaboradores eram trazidos pelo Sr. Antônio Rodrigues, para acompanharem o crescimento da obra, o que incentivava as criaturas que confiavam em sua tarefa, a cooperarem ainda mais. Outros companheiros aderiram ao seu dinamismo, angariando fundos, como os irmãos de fé, Gerson Flores, João Soares de Oliveira, Timochenko, Argemiro Cassimiro dos Reis, Josué Irffi, Ivanildo de Araújo Vaz, além de muitos outros, trabalhando firmes, reforçando o ideal de mais uma Casa de Caridade aberta. Depois de muita luta e trabalho, responsabilidade e amor, contando com a persistência e boa vontade dos companheiros de ideal, a Casa de Bezerra ficou pronta, em condições de receber os tarefeiros de boa vontade, dos dois planos, para o trabalho abençoado da fraternidade e amor ao próximo.

Logo depois da abertura do Centro Espírita Cristão Bezerra de Menezes, o Sr. Antônio Rodrigues passou a se dedicar à construção de creche. À companheira Jandyra, que, preocupada indagava “como iriam arranjar ajudantes, já que todos já haviam cooperado com eles?, o Sr. Antônio Rodrigues respondia que aqueles que tinham ajudado na construção do Centro, continuariam a colaborar, e ainda trariam outros, além dos irmãos de ideal, que rentes com ele, trabalhariam com fé e estímulo, esperançosos na certeza de que conseguiriam alcançar o novo objetivo. Quando o prédio estava quase pronto, Sr. Antônio Rodrigues adoeceu mas a obra foi terminada, ficou porém, sem condições de implantar a creche programada, pois os trabalhadores de boa vontade, eram em número insuficiente para seu funcionamento, dado a responsabilidade do empreendimento.

De comum acordo com os Sócios Fundadores, alugou o prédio para o Estado, para que ali funcionasse o anexo do Abrigo Belo Horizonte. Foi oportunidade abençoada de se ajudar as criaturas necessitadas que eram acolhidas pelo Abrigo, onde o Sr. Antônio Rodrigues e o tarefereiro Jarbas faziam visitas semanais, cortando unhas, cabelo e ajudando nos demais serviços de assistência. Só bem mais tarde, levado o assunto para a Diretoria, pela irmã Dione Maria de Assis, que conhecia de perto, as dificuldades enfrentadas pela direção de uma creche que visitava frequentemente, foi o seu sonho realizado com a ocupação do prédio pela Creche Nosso Lar, em regime de “Comodato”, com o aval e devida aprovação da Assembléia Geral da Entidade.

O Centro Espírita Cristão Bezerra de Menezes, departamento da Caixa de Caridade para Viúvas e Crianças sem Lar, foi fundado em 15 de abril de 1965, registrado oficialmente em 14/11/1966. As tarefas fraternas implantadas seguem seu curso, acrescidas de muitas outras, que sob a orientação dos Espíritos Amigos e demais Sócios Fundadores, souberam dar continuidade às tarefas de Amor. O companheiro Antônio Rodrigues da Costa, desencarnou em 24 de maio de 1992, deixando para todos nós, um exemplo de trabalho, dedicação, desprendimento e amor à Causa do Cristo. Temos um compromisso amoroso com a Casa de Bezerra. Contribuamos de boa vontade e juntos aos que nos dirigem no Plano Físico, teremos com certeza, a presença confortadora do nosso patrono Bezerra de Menezes e sua Equipe Iluminada, nos dando o exemplo e trabalhando em favor de todos, com dedicação e amor, para o engrandecimento da Seara de Jesus!  

     
      "Solidários, seremos união. Separados, uns dos outros, seremos pontos de vista." Bezerra de Menezes (Reformador nov-dez/1980)

     
Rua Maria Felipe de Araújo, 75, Bairro Paraíso, Belo Horizonte - MG - CEP 30270-470